Você é relevante?

Ou você faz parte do problema ou faz parte da solução, escolha!
Caso contrário, você faz parte da paisagem e passa a ser irrelevante.

Jorge Luciano

08/02/2018

Sabe o que talvez seja a característica mais curiosa sobre ser relevante? É que a maioria das pessoas acredita que ser relevante é ser importante e que quanto mais importante maior será sua relevância no processo.
Contudo, uma não tem necessariamente nada a ver com a outra, embora alguém relevante também possa ser importante e vice-versa.
Ser relevante é se sobressair, ou seja, é aparecer de forma positiva de modo a ser notado por isso. Entenda que a principal diferença entre a importância e a relevância é que a importância se conquista através de suas decisões, ações e posicionamentos, enquanto a relevância é como você é percebido pelos outros em determinado momento, lugar e situação.
Ah! E você pode ser relevante em uma situação e ser completamente irrelevante em outra.
Dois dos principais inimigos da relevância são a rotina e a padronização. A maioria dos colaboradores as conhece bem de perto. Sei ser preciso normatizar e padronizar as atividades e que essas normas e padrões devem ser obedecidos e executados dia após dia em nome da produtividade.
Entretanto, criamos um paradoxo quando, em nome desta mesma produtividade, desejamos que nossos colaboradores sejam cada vez mais rápidos, eficientes e produtivos, mas fazer isso como se tudo é padronizado.
Este é o primeiro problema da produtividade: queremos que a produção aumente e fique mais eficiente usando os mesmos padrões de sempre.
É exatamente aqui que a relevância ganha importância. É neste momento, em que todos são iguais por força da padronização, que surge a oportunidade de se destacar, se sobressair e ser notado, ser percebido, ou seja, tornar-se relevante.
E para isso, algumas vezes, bastam ações e atitudes simples como executar sua tarefa com maior zelo e atenção diminuindo desta maneira o retrabalho ou sendo um agente motivador e agregador que promove melhorias no clima organizacional do departamento e até mesmo em toda a empresa com sua atitude positiva.
Este último exemplo pode ser apenas o hábito de ser bem-educado no trato com os outros; pedir por favor, dizer obrigado ou cumprimentar sempre com um sorriso.
Ser relevante não é nada que esteja impregnado no ADN das pessoas, mas pode e deve ser estimulado e incentivado, é bom para você e bom para os negócios.
Um fato importante é que a relevância não é algo ocasional e sim um hábito diário porque, ao contrário dela, a oportunidade de percebê-la é, e geralmente só surge quando ocorre algum problema.
Nesta hora, quem está de fora olhará na direção do seu departamento ou setor buscando a origem do problema, e ao olhar para você ele decidirá que ou você faz parte do problema ou faz parte da solução e, acredite quando digo, só os relevantes fazem parte da solução.
Então, me diga agora: você é relevante?
Espero que sim, caso contrário você faz parte da paisagem e passa a ser irrelevante.

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